COLUNAS



DEMOCRACIA DIRETA

com


Prof Akito Taguchi


Avatar Prof Akito Taguchi
​Um outro olhar no Corona


O enfrentamento deste terrível vírus trás à luz a saudável ocasião para debater/opinar/construir democraticamente, pautas de POLÍTICAS PÚBLICAS, um cenário que deveria ser saudado por todos – agentes políticos e população, como ocasião para amadurecer a relação entre o povo e o poder, acolhendo todas as opiniões como válidas, e encontrando no meio delas o caminho a se seguir, obviamente agradando uns e desagradando outros, porque assim é a democracia.

A decisão vertical e unilateral tomada pelo Prefeito Ulisses Maia com certeza criará um campo favorável para tornar menos aguda e proeminente a inevitável “curva” de contaminação, possibilitando, se Deus quiser, com que o sistema de saúde tenha capacidade de suporte para tratamento dos atingidos. 

No entanto há outra providências e ações com resultados admiráveis como o país sul coreano onde , “ao contrário da China, que optou por confinar milhões de pessoas, a Coreia do Sul adotou uma estratégia que combina informações ao público, participação da população e uma campanha de testes em massa. As autoridades lançaram uma campanha de “distanciamento social”, pedindo às pessoas que ficassem em casa, evitassem grandes aglomerações e reduzissem contatos. Isso resultou no esvaziamento de bairros muito frequentados, enquanto bares e restaurantes tiveram dificuldade em atrair clientes. Muitos eventos esportivos e culturais foram cancelados, e o uso da máscara protetora se generalizou, conforme solicitado pelo governo.”

Percebo nos exemplos, o crescimento e a consolidação do sentimento de pertencimento e empoderamento das questões públicas tão necessárias em qualquer país ou sociedade, com resultados de saúde, sociais e econômicos muito mais eficientes dos que os praticados unilateralmente como aqui e na China.

Lembro por final da nossa dengue tupiniquim, muito mais letal ao conjunto da sociedade - para o qual tenho certeza que as providências contra o CORONA são inócuas e para a qual ainda precisamos construir soluções, que não seja proibir o uso de água.

Sobre Prof Akito Taguchi

Engenheiro e Matemático, especialista em Políticas Públicas


Sobre a Coluna

DEMOCRACIA DIRETA

Uma nova realidade política


COMENTÁRIOS