COLUNAS



NUTRIÇÃO EM FOCO

com


Amanda de Pauli


Avatar Amanda de Pauli
​CONCEITOS SOBRE IMUNIDADE E STRESS

Nutrição em Foco  06/05/2020 10h59 Fonte: Amanda de Pauli


Muito se tem ouvido falar sobre imunidade. Hoje vou explicar de uma forma bem didática o porquê de a imunidade ser tão prejudicada em períodos de estresse.

Vamos imaginar que estamos em uma situação de perigo. Um animal feroz e faminto está vindo em sua direção. Nosso corpo tem um mecanismo de defesa nesses casos, onde ele tende a recrutar todas as forças e energia para que possamos lutar ou fugir. Esse mecanismo acontece através de um hormônio chamado adrenalina. A adrenalina faz com que nosso sangue vá para as extremidades do corpo a fim de que consigamos correr e salvar nossas vidas desse animal feroz. Nesse caso precisaremos de força bruta, precisaremos de força e agilidade para fugir (acredito que lutar não seria uma boa ideia), não precisando então do nosso mecanismo de defesa interno, chamado sistema imune. Não vamos fugir de um animal feroz ativando nossas células de defesa. É aqui que eu queria chegar.

Acompanhe esse raciocínio comigo. Se em situação de estresse e medo nosso corpo leva toda a nossa energia para as extremidades a fim de que possamos fugir dessa situação, nosso sistema imune fica deficiente nesse momento, pois não vamos precisar dele.

Nos dias atuais, estamos vivendo uma situação de medo e estresse muito grande devido à pandemia referente ao Covid-19. Nosso organismo tende a querer fugir do medo, o mesmo medo que sentimos quando nos deparamos com o animal feroz citado acima, negligenciando assim nosso sistema de defesa. Sistema este, necessário para o combate de uma possível infecção. Consegue entender a importância de um equilíbrio emocional para que todo o nosso organismo responda de maneira adequada?

Quando me refiro à um estilo de vida saudável estou falando de uma boa alimentação e bons hábitos sim, mas estou falando principalmente do equilíbrio emocional.

Isolamento social pode gerar um desconforto emocional, mas não podemos deixar que isso interfira de forma tão direta em nosso sistema imune a ponto de nos deixar completamente vulneráveis ao vírus que tem amedrontado toda a sociedade. Cuide da sua saúde, cuide da sua alimentação, cuide da sua mente. Seu corpo agradece!



COMENTÁRIOS









Autor


avatar_redator
Amanda de Pauli

Nutricionista


Coluna


Nutrição em Foco

Colunista Amanda de Pauli é nutricionista, contará com conteúdo voltado para sua saúde alimentar