COLUNAS



A VIDA EM DUAS RODAS

com


Carlos Beto


Avatar Carlos Beto
Mais segurança com Bolsões para motocicletas em semáforos do DF


Foram instalados em 2018 mais de 50 bolsões para motociclistas começaram a ser implantados nas vias W3 Sul e Norte nesta semana. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inplantou a pintura do espaço destinado a motos nos cruzamentos de semáforos de Brasília a partir da 515 Sul. 

As primeiras pistas que receberem a sinalização foram a S1 e a N1, no Eixo Monumental. Desde setembro de 2017, o departamento instalou 33 bolsões nas duas vias. A escolha decorreu da quantidade de motos que circulam por elas. 

A base do projeto está na Resolução nº 550/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os critérios para a execução da iniciativa. Ela visa oferecer mais segurança aos condutores e pedestres: as motos aguardam a abertura dos semáforos posicionadas em local exclusivo, à frente dos outros veículos e atrás das faixas de pedestre.

De acordo com a Gerência de Estatísticas do Detran-DF, de janeiro a março deste ano, 21 motociclistas morreram em acidentes de trânsito. Atualmente, o DF conta com 197.681 motos, o equivalente a 11,4% de toda a frota da unidade federativa (1.727.281 veículos). 
Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Em Maringá, ainda não existe definição se a implatação de bolsões para os motociclitas será relizado. 


Sobre Carlos Beto


Sobre a Coluna

A Vida em Duas Rodas

Carlos Beto traz notícias e dicas da mundo sobre duas rodas. Pilotagem defensiva para motociclistas.


COMENTÁRIOS