COLUNAS



DICAS DE NUTRIÇÃO

com


Natália Brandão


Avatar Natália Brandão
O QUE É TAL DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?


Com a agitação da vida moderna e com o aumento da incidência da obesidade e de outras doenças crônicas não-transmissíveis, como a hipertensão arterial e diabetes, fica a pergunta: como me alimentar corretamente?

E quando se pensa em saúde, cada vez mais se destaca a importância da prevenção, e em como a alimentação pode ajudar a prevenir e combater diversas doenças. Entretanto, com o advento da internet e das redes sociais, as informações podem ser confusas para muitas pessoas.

A “imposição” do tão falado padrão de beleza fez com que dietas ditas “milagrosas” fossem surgindo e o comportamento alimentar mudado. Com isso, cada vez mais, as pessoas foram se esquecendo do real valor de uma dieta realmente benéfica.

Então, o que seria essa tal alimentação saudável?

Antes de mais nada é preciso entender que a prescrição alimentar deve ser individualizada e o que é recomendado para uma pessoa, não necessariamente é para o outro. Isso porque uma boa dieta é baseada nas Leis da Alimentação (de 1937) do médico de Pedro Escudeiro, que se baseia na Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação.

Ou seja, cada pessoa terá as suas reais necessidades de calorias e nutrientes de acordo com suas atividades diárias, sexo e facha etária. Porém, cabe ressaltar que independente disso, uma alimentação correta visa à prevenção de doenças.

E se estamos falando de saúde, destaca-se a importância de uma comida baseada em alimentos in natura, com maior inclusão de vegetais e frutas, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes entre outras), laticínios, carnes magras e grãos integrais e com uma baixa ingestão de alimentos processados (industrializados), embutidos e frituras.

Logo, montar um prato mais colorido e diversificado, realmente representa ter mais saúde à mesa e traduz o que de fato seria uma alimentação dita saudável. Sem dietas milagrosas, porém com equilíbrio e bom-senso.

Como já mencionado, não é apenas na obesidade e/ou diabetes que uma boa dieta pode interferir. É no controle e prevenção dos transtornos alimentares que estão aumentando a cada dia. Por isso buscar mais informação com profissionais capacitados e visar ter bons hábitos de vida é fundamental para a saúde.

Natália Brandão é nutricionista em Apucarana
Esta matéria não substitui uma consulta especializada.
Procure um nutricionista.

Sobre Natália Brandão


Sobre a Coluna

Dicas de Nutrição

Uma boa alimentação e vida saudável com as dicas de nutrição de Natália Brandão


COMENTÁRIOS