COLUNAS



DEMOCRACIA DIRETA

com


Prof Akito Taguchi


Avatar Prof Akito Taguchi
​Combinou com o beque adversário?


Vicente Feola – que segundo a lenda dormia no banco enquanto uma seleção brasileira de craques conquistava nossa primeira taça do mundo (1959/Chile), orientou Garrinha na preleção:

- "Garrincha, é o seguinte: você pega a bola e dribla o primeiro beque. Quando chegar o segundo, você dribla também. Aí vai até a linha de fundo, cruza forte para trás, para o Vavá marcar (o gol)”.
Garrincha, assustado com as instruções, retrucou:

"Tudo certo Professor, mas o senhor já combinou com os adversários?"

A lição deixada neste diálogo por este excepcional jogador, cujos recursos técnicos individuais afiançavam as instruções do treinador, mas não superavam a lucidez e a humildade do craque, nos serve em muitas situações.

Mesmo depois do pós-tsunami eleitoral de 2018, no qual um improvável candidato sem partido, sem dinheiro, sem esquemas com o grande capital, subverteu a lógica de até então e subverteu tudo que era alçado ao sacrossanto e transformou o que era verdade absoluta em terra arrasada os agente políticos eleitos, teimam 2 anos depois, em não combinar com o eleitor, sendo novos atores cerzindo velhos tecidos, em conchavos quase nunca alinhavados por interesses republicanos.

Em Maringá não é diferente. Os detentores do poder agem como 'croupies' distribuindo cartas num cassino imaginário de Alice no País da Maravilhas, tentando reatar a lógica do absurdo pavimentar a estrada do Poder, sem conversar com o Povo.

As redes sociais cada vez mais aprofundam o diálogo da ideologia e da coerência, não havendo mais espaço para ditar as regras, querendo ser mais realistas que o rei, com o qual nem mesmo a própria majestade do drible, que sempre aplicava a mesma finta, acreditava em 1958. 
Imagina querer que funcione em 2020.

Sobre Prof Akito Taguchi

Engenheiro e Matemático, especialista em Políticas Públicas


Sobre a Coluna

DEMOCRACIA DIRETA

Uma nova realidade política


COMENTÁRIOS