REGIÃO

Sarandi: 23 pessoas recebem vacina de tétano em vez de doses de covid-19

A Secretaria de Saúde de Sarandi confirmou nesta sexta-feira, 13, que imunizou 23 pessoas contra tétano em vez de Covid. De acordo com a nota, emitida pela assessoria de comunicação e assinada pela enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira que é coordenadora de imunização da cidade, os pacientes são monitorados pela Secretaria do Estado de Saúde.

Uma das justificativas do erro foi o fato de os frascos serem muito ‘semelhantes’. Ainda segundo a prefeitura, as pessoas vão receber a vacina correta no dia 25 de agosto. “Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas”, destaca a nota.

Com relação a conduta dos profissionais envolvidos a prefeitura garantiu que o fato será apurado administrativamente. “O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos”, completa.

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Sarandi:

"A administração de medicamentos/vacinas na enfermagem envolve responsabilidade ética, moral e profissional, indo além de apenas um procedimento técnico.

Informamos que na ocorrência de qualquer erro identificado a conduta é tomada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e envolve desde a notificação do caso à comunicação do fato ocorrido a pessoa envolvida.

Neste momento em relação ao fato ocorrido com os envolvidos que foram 23 pessoas a Secretaria de Saúde através da coordenação municipal de imunização informa que os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente.

Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas.

O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos.
Quanto a equipe solicitamos maior atenção e cuidado e parabenizamos a todos pelo trabalho de excelência desenvolvido e reforçamos a todos que juntos venceremos esse momento difícil e atípico!!!"

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM