MARINGÁ

Prefeitura de Maringá instala 421 abrigos e planeja instalar mais após licitação

A Prefeitura de Maringá já instalou 421 abrigos nos pontos de ônibus por toda a cidade desde 2019, investimento de R$ 4,7 milhões. A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que prepara nova licitação para 2022 para a compra e instalação de novos abrigos.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, comenta que o Município realiza estudos frequentes para definir a quantidade de abrigos necessários. “São considerados fatores como largura das calçadas, alterações de itinerários, demanda de utilização, entre outros aspectos”, explica Purpur. 

Maringá tem 2.340 pontos de ônibus. O planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana é instalar novos abrigos partindo dos corredores de ônibus e avenidas centrais para os bairros, trocando os pontos antigos por novos e modernos. Além de instalar abrigos onde não há, oferecendo maior conforto aos usuários que aguardam os ônibus. Também são trocados abrigos danificados ou que foram alvo de vandalismo. 

MODELOS - Dos 421 abrigos já instalados, 293 foram do tipo BF de cor azul e com cobertura. E outros 128 do tipo G, de cor amarela com cobertura. E variam de tamanho entre simples com área de 9,83 m², duplo com 29,74 m² e estendido com 35,74 m². Eles são fechados nas laterais e no fundo, tem bicicletário e ainda podem ser usados para campanhas da Prefeitura ou atividades culturais. A Secretaria de Cultura instalou painéis artísticos em alguns pontos no mês passado. 

DADOS
•  2340 pontos de ônibus
• 421 abrigos instalados
• R$ 4,7 milhões investidos




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM