ECONOMIA

Com semana do Paraná, Pavilhão do Brasil atrai 50 mil visitantes na Expo Dubai 2020

Quase 50 mil visitantes de diferentes nacionalidades puderam conhecer, na última semana, o encantamento que o Paraná proporciona – mas a 12,5 mil quilômetros de distância. O Estado foi o protagonista do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), entre os dias 10 e 16 de outubro.

No total, 48.068 visitantes passaram pelo pavilhão ao longo dos sete dias da Semana do Paraná. O maior pico foi registrado na sexta-feira (15), concentrando 14.223 pessoas. Os dados são da Apex Brasil, organizadora do evento.

A sustentabilidade paranaense foi o foco da apresentação do Estado na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade. O evento, inaugurado em 1º de outubro, concentra 191 países em 181 dias de feira e espera receber um total de 25 milhões de visitantes no período – o equivalente ao público de uma Copa do Mundo por mês.

Para apresentar sua sustentabilidade, a exposição do Paraná apresentou destaques do Estado em 18 capítulos, passando por seu potencial do agronegócio, geração de energia e roteiros turísticos. A mostra teve o conceito “Wow! All Around”, frase em inglês equivalente a “surpresa por toda parte”, sugerindo as diversas formas de encantamento que o Paraná pode proporcionar a quem o visita.

Para Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, o turismo paranaense foi um dos três grandes destaques da missão técnico-comercial em Dubai, ao lado dos setores de bem-estar e da tecnologia. A Invest Paraná foi a autarquia responsável pela organização do Paraná Business Experience, evento paralelo à Expo Dubai que procurou atrair novos investimentos, negócios e parcerias ao Estado.

De acordo com Bekin, as belezas naturais do Paraná — capitaneadas pelas Cataratas do Iguaçu, segundo maior destino de estrangeiros no Brasil — impressionaram os visitantes. “Neste momento de retomada econômica pós-pandemia, é mais do que importante que o Paraná se promova. Quando se fala de Brasil lá fora, todos se lembram de São Paulo e Rio de Janeiro, e poucos sabem o que é Paraná. Mas nos apresentamos muito bem tanto na Expo Dubai como em todas as reuniões que tivemos. É muito importante levar para fora o selo da nossa sustentabilidade”, afirmou.

O embaixador brasileiro nos EAU, Fernando Igreja, destacou que o protagonismo do Paraná em participar da feira certamente vai atrair novos visitantes que desconheciam a região. “Estar presente na Expo Dubai 2020 é uma grande iniciativa do Governo do Estado. Este é um local para que os países mostrem o que têm de melhor, e o fato do Paraná ser o primeiro Estado a se apresentar na exposição é muito importante, demonstra seu interesse em se internacionalizar, e usando a Expo, que é uma grande plataforma para isso”, disse ele.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM