MARINGÁ

Prefeitura de Maringá e Amusep firmam acordo para atingir metas da ONU

A Prefeitura de Maringá, por meio do Ipplam, abriu oficialmente nesta segunda-feira, 8, uma série de ações estratégicas buscando cumprir a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Durante a Expo Mundial, o prefeito Ulisses Maia assinou um termo de cooperação com o Governo do Paraná, tornando Maringá a primeira do Estado a colocar em prática ferramentas e estratégias relacionadas aos grandes objetivos da ONU.

E uma dessas estratégias consiste em firmar acordo regional, por meio da Amusep, de cooperação coletiva envolvendo todos os municípios da região de Maringá.

Participaram das discussões e mesas redondas o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, reitor da UEM, Júlio Damasceno, presidente da Amusep, Rogério Bernardo, secretariado municipal, representantes do Governo do PR, integrantes do TJ-PR, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, e os vereadores Paulo Biazon e Rafael Roza.

Ulisses Maia e prefeitos de toda a região da Amusep assinaram o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O documento dá acesso gratuito à Plataforma Cidades Sustentáveis, em que são disponibilizadas ferramentas e metodologias que integram os módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã.

Prefeito de Maringá, Ulisses Maia
"Quem executa a gestão global é o município, por isso é muito importante que todas as prefeituras se comprometam com a Agenda 2030, da ONU. Prefeitura de Maringá e Ipplam seguem à disposição para troca de ideias e busca por soluções sustentáveis".

Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart
"Agenda 2030 é global, mas é a partir de cada local que vamos conseguir atingir as metas de sustentabilidade, que é pensar gestão e políticas públicas considerando medidas sociais, econômicas, culturais e ambientais. É pensar em políticas públicas adequadas para reduzir principalmente a desigualdade social".




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   26/05/2022 07h06





MARINGÁ  |   25/05/2022 17h02


MARINGÁ  |   24/05/2022 19h24