MARINGÁ

Prefeitura realiza audiência pública sobre fundos de vale

A Prefeitura de Maringá realizará amanhã (16), às 19h, na Câmara de Vereadores de Maringá, audiência pública para a criação da Zona de Proteção Ambiental Passível de Edificação (ZPPE). Haverá transmissão pelo YouTube, Zoom e será possível participar por e-mail. A audiência é importante para definir uma política para o segmento e por dar oportunidade de a comunidade participar do processo. Os fundos de vale foram alvos de diferentes abordagens ao longo dos anos e gestões. 

A diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), Bruna Barroca, convida a população a participar da audiência que terá também pontos em três bairros (confira abaixo). "Esse debate é importante por questões ambientais, de moradia, lazer e também pelo desenvolvimento da cidade", comenta Barroca, citando que a situação também é tratada no Plano Diretor de Maringá que está em revisão. 

A legislação atual indica, como fundo de vale, áreas não edificáveis localizadas entre um curso de água e uma via paisagística. "Do ponto de vista ambiental essa legislação foi a mais abrangente e assimilável", comenta o gerente de ordenamento territorial do Ipplam, Guilherme Bordin Catani. "Entretanto, do ponto de vista social, vedou o direito à moradia a muitas famílias que adquiriram seus lotes nessas áreas".
Buscando soluções, o IPPLAM realizou em 2019 um trabalho nos fundos de vale. O levantamento inédito e minucioso mapeou 1.320 lotes, numa área total de 11,150 milhões m².

Todo o trabalho no setor é feito com acompanhamento de secretarias municipais, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Conselho Municipal de Planejamento de Gestão Territorial (CMPGT), entre outros. 

SERVIÇO
Audiência Pública 
Dia: 16 de dezembro de 2021, quinta-feira, às 19h
Local: Câmara de Vereadores de Maringá, avenida Papa João XXIII, 239, Zona 2
- Pontos de apoio:
• Escola Municipal Dom Jaime Luiz Coelho, na rua João Perin nº 1321, Parque Tarumã
• Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra Gomes, na Avenida Pioneiro João Pereira nº 3564
• Escola Municipal Pioneiro Geraldo Menegheti, localizada na Rua Guatemala nº 797
• Transmissão pelo YouTube da Prefeitura de Maringá . 
• e-mail:  ipplam@maringa.pr.gov.br




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM