SAÚDE

Como escolher as melhores frutas, legumes e verduras?
Cansado de ver produtos se estragarem facilmente? Então confira nossas dicas de como escolher os melhores produtos!


Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Cada pessoa possui a sua própria habilidade para escolher produtos no mercado e na feira. Há quem aposte no tato, no olfato ou até mesmo em outras técnicas para pegar as melhores frutas, legumes e verduras, evitando o desperdício. Mas e você: sabe como escolher os melhores produtos para consumo?

É muito comum encontrar millennials (ou geração Y, aqueles que nasceram entre entre 81 e 95) que saem da casa dos pais, mas não sabem como escolher os produtos no momento das compras. Por isso, muitos apelam em pedir ajuda para pessoas mais velhas.

Então, se você está cansado de passar "perrengue" escolhendo frutas, legumes e verduras no mercado, continue a leitura. Vamos mostrar para você maneiras efetivas de como escolher os melhores, sem passar perrengue.

1.  Fique de olho em produtos fechados

Várias frutas, legumes e hortaliças costumam ser vendidas em bandejas ou saquinhos fechados. Por sua vez, o consumidor pode optar por comprar seus produtos nesse formato porque eles aparentam estar mais bonitos. 

Só que, muitos estabelecimentos optam por incluir produtos bonitos por cima e danificados por baixo, fazendo assim com que você tenha um prejuízo. Sendo assim, se for possível, escolha você mesmo pelos seus produtos. 

2. Use seus sentidos

Quando for escolher seus hortifrutis no mercado ou feira, tente analisar todos os produtos e use seus sentidos para entender qual está melhor. Não existe um consenso na hora de escolher, mas você pode apertar e cheirar o produto.

Caso identifique que o produto está muito mole ou que possui um cheiro estranho, o ideal é optar por outro. Vale lembrar que é importante analisar também a cor dos produtos, se uma fruta estiver mais fosca, é sinal de que foi colhida há bastante tempo.

3. Veja a cor das hortaliças

Ao comprar verduras, atente-se a cor e a estrutura de cada um deles. Produtos murchos ou amarelos indicam que aquele produto pode estar prestes a estragar, então é importante que você saiba como escolher. 

4. Observe a casca dos produtos

Como a casca é um fator de proteção do produto, nada melhor do que analisá-las antes de comprar algo. Por isso, a dica é: escolha sempre produtos que estejam com a casca intacta. 

5. Atente-se aos brotos nas extremidades

Fique de olho nas extremidades dos alimentos e perceba se eles possuem algum broto ou sinal que indique que isso está próximo de acontecer. Isso é muito comum acontecer em produtos como alho, cebola e batatas, por isso, esses produtos merecem atenção.

6. Evite alimentos cortados

Quando se consome produtos em pouca quantidade, é normal que o consumidor opte por comprar esses produtos já cortados pela metade para evitar desperdícios. Contudo, esses produtos possuem mais chances de serem contaminados. Sendo assim, vale a pena prestar atenção no plástico filme que o envolve antes de comprar.

7. Opte por produtos menores

Muitos consumidores estão sempre interessados em comprar aqueles produtos que são maiores no mercado ou na feira. No entanto, esses são os produtos que podem te dar mais dor de cabeça.

Isso porque, um produto maior pode parecer maduro por fora, mas talvez esteja esteja fora do ponto por dentro. Por fim, a dica é: opte sempre por produtos menores. Estes possuem menos chances de estarem podres por dentro e de te darem prejuízo futuramente. 

Com informações de G1.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM