MARINGÁ

Prefeitura quase dobra atendimentos da Guarda Municipal em 2021

A Prefeitura de Maringá encerra 2021 com motivos para comemorar na segurança pública. Entre as principais ações do ano está a ampliação no atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM). Considerando dados até a semana passada, foram 19.340 atendimentos esse ano, contra 10.733 em 2020. 

O que mostra a proximidade com a comunidade e parcerias com outros órgãos de segurança. "Quase dobramos os atendimentos em um ano", comenta o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartarolli. "Também investimos na formação e atualização dos servidores e na estruturação do trabalho". 

E a expectativa para 2022 é bem positiva. Há previsão de concurso público para contratar novos agentes, a implementação de um novo sistema de monitoramento, renovação da frota (incluindo veículos elétricos), novos cursos de formação e treinamento, entre outros. 

Outro fator que ajudará no trabalho será o Núcleo de Operações com Cães de Maringá (NOC). O canil foi inaugurado no final do mês passado, numa parceria entre a Prefeitura e o governo do Paraná. E contribuirá para novas ações e prevenção na segurança. 

FORMAÇÃO - A Guarda Civil Municipal teve quase 20 treinamentos em 2021, somando 90 horas/aula para cada agente e servidor. Entre eles técnicas de combate, motopatrulhamento, tiro, feira de saúde, atendimento pré-hospitalar, relações humanas, defesa pessoal, entre outros. Além dos agentes receberem novos uniformes. Quartarolli revela queo planejamento para 2022 está ampliar os cursos para 110 horas/aula no ano. 

RECONHECIMENTO - Outra ação relevante da Guarda Civil Municipal esse ano foi anunciar como comandante uma mulher, o que aconteceu pela primeira vez na gestão pública da cidade. Silvia Regina assumiu o comando em agosto desse ano, numa iniciativa da gestão Ulisses Maia, que acontece em outras secretarias, de inclusão, sem preconceito e de valorizar a mulher nos cargos de chefia da Prefeitura maringaense. 

Confira principais ocorrências de 2021:
• ordens de serviço - 201 atendimentos
• casos envolvendo drogas - 57
• violência doméstica - 55
• casos de furto - 24
• operações com PM - 22
• cumprimento de mandado judicial - 21
• casos com ameaça - 20
• operações com PC - 9
• veículos recuperados - 7




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