EDUCAÇÃO

“Gêmeas Corredoras” conquistam medalha de ouro e vaga para os Jogos Escolares Mundiais

As irmãs Ana e Helena Mees Valério (16), conhecidas como "Gêmeas Corredoras", conquistaram duas vagas para disputa dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasíade 2022, evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) na França. A seletiva nacional de atletismo aconteceu entre os dias 07 e  09 de março na cidade de Aracaju (SE) e contou com mais de 5 mil atletas. Elas são estudantes do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, e já tiveram participação nos Jogos Oficiais do Estado, como os Jogos Escolares do Paraná.

Na seletiva, Ana competiu a prova dos 1.500m e Helena nos 3.000m. As irmãs, que são da cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, praticam o atletismo desde os 6 anos de idade e ficaram satisfeitas com o resultado da classificação.

"Viemos para a competição em busca da vaga, sabíamos que não seria fácil porque aqui em Aracaju faz muito calor, além de ter boas competidoras", disse Ana. "Estamos bem felizes, o objetivo foi alcançado, agora é treinar mais para representar bem o Brasil e o Paraná no Mundial", frisou Helena.

Sempre contando com o apoio da família, as gêmeas possuem uma equipe de treinamento e de preparação para as competições. O pai, Anderlin Junior, ressalta a alegria de conquistar o objetivo da classificação para o Mundial.

"É muito bom para nós estarmos com essas duas vagas representando o Brasil e o Paraná na França. O objetivo era a classificação e a gente esperava encontrar dificuldade com a temperatura. As duas enfrentaram dois dias muito quentes com 31° C, mas treinaram muito forte, estavam bem preparadas. O objetivo não era reduzir o tempo, mas sim a classificação, pois apenas os primeiros colocados iriam para o Mundial", afirmou.

Além das irmãs Ana e Helena, até agora, outros cinco paranaenses conquistaram a vaga para a Gymnasíade:

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Julia das Neves Botega Soares (Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira) - Individual Geral, Solo e Barras Assimétricas.
Ana Luiza Pires Lima (Colégio Estadual do Paraná) - Salto sobre a mesa.

ATLETISMO

Matheus Aparecido de Barros (Colégio Estadual Paraíso do Norte) - Salto em distância
Julia Aparecida Rocha Ribeiro (Colégio Ética De Londrina) - 400m rasos
Helena Mess Valério (Colégio Estadual Do Paraná) - 3000m rasos
Eric Guedes Cardoso (Colégio Sesi)- Salto em altura
Ana Mees Valério (Colégio Estadual Do Paraná) - 1.500m rasos.

Acompanhe o boletim diário com o desempenho dos atletas do Paraná no site da Federação Paranaense de Desporto Escolar.

GYMNASÍADE - Os Jogos Mundiais Escolares - Gymnasíade 2022 - acontecerão na Normandia, França, a partir de 14 de maio. A seletiva nacional é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A participação dos alunos-atletas paranaenses é de gestão da Federação do Desporto Escolar do Paraná, em parceria com a Superintendência do Esporte do Paraná e as respectivas federações paranaenses das modalidades disputadas.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EDUCAÇÃO  |   26/06/2022 08h35





EDUCAÇÃO  |   22/06/2022 14h58


EDUCAÇÃO  |   21/06/2022 07h59