ESPORTES

Grupo de 25 clubes forma bloco para vender direitos de transmissão em conjunto
"Hoje não existe liga no futebol brasileiro", diz presidente do Atlético-GO


Dirigentes de clubes reunidos na sede da CBF — Foto: Divulgação

Um grupo de 25 clubes das Séries A e B anunciou nesta quarta-feira a formalização de um bloco para negociar direitos de transmissão em conjunto.

Trata-se de uma resposta à Libra (acrônimo para Liga do Futebol Brasileiro), movimento que aglutinou outros 13 clubes com o objetivo de criar uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. Veja ao fim do texto a lista de clubes em cada lado dessa disputa.

- Hoje não existe uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso fundamos este grupo, para discutir o futebol brasileiro e negociar em conjunto. Não há boa vontade do lado da Libra. Com a Lei do Mandante, ninguém é mais do que ninguém - disse o presidente do Atlético-GO, Adson Batista.


A decisão de formalizar este bloco se deu durante reunião realizada na sede da CBF nesta quarta-feira. O maior motivo de divergência entre os dois grupos é a divisão de dinheiro dos direitos de transmissão de uma eventual liga.

Em linhas gerais, os clubes que formaram a Libra estabeleceram que as receitas seriam divididas no esquema 40-30-30 (40% de rateio igualitário, 30% por performance e 30% por audiência engajamento).

O grupo dos 25 clubes - que está assessorado pelas empresas Live Mode e Alvarez e Marsal - prefere que a divisão seja 50-25-25. Também há discordância sobre os critérios que determinam como o dinheiro referente a audiência deve ser dividido.

- Nós queremos ser um bloco que pensa no futebol brasileiro de maneira racional, e não radical, pensando principalmente num bom produto, numa grande liga futura. Precisa ter flexibilidade de todos os lados. Se for radical, vai ficar do mesmo jeito - completou Adson Batista.

Do lado da Libra, o entendimento é que os clubes deveriam primeiro se associar - como já fizeram 13 clubes - e depois discutir divisão de dinheiro e outros assuntos já dentro da estrutura.

Veja as listas dos integrantes de cada bloco. Bahia e Grêmio não se aliaram oficialmente a nenhum dos lados:

Grupo fora da Libra:

América-MG
Atlético-MG
Atlético-GO
Athletico-PR
Avaí
Brusque
Ceará
Chapecoense
Coritiba
CRB
Criciúma
CSA
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sampaio Côrrea
Sport
Tombense
Vila Nova

Integrantes da Libra:

Botafogo
Bragantino
Cruzeiro
Corinthians
Flamengo
Guarani
Ituano
Novorizontino
Palmeiras
Ponte Preta
Santos
São Paulo
Vasco




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ESPORTES  |   04/07/2022 05h40





ESPORTES  |   03/07/2022 20h16