MARINGÁ

Após solicitação, Prefeitura de Maringá fará atendimento veterinário e campanha de adoção de quase 30 gatos


Aldemir de Moraes/PMM


Maringá é referência em ações de castração e adoção responsável dos pets. A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal vai auxiliar no atendimento veterinário e campanha de adoção de quase 30 gatos que vivem em uma única casa no Jardim Seminário. A tutora morreu recentemente e a família solicitou apoio da Prefeitura de Maringá para que os animais possam encontrar novos lares.

Dona Dalva, que cuidou dos animais com muito carinho durante toda a vida, faleceu há dois meses. Os gatos foram todos castrados pela tutora e, mesmo após a morte dela, os filhos seguem cuidando dos animais diariamente, com água e ração. No entanto, a família afirma que não tem mais condições de mantê-los e procurou a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal.

O secretário, Marco Antônio Azevedo, e os técnicos visitaram a casa. A médica veterinária do município realizou uma avaliação preliminar e, a partir de agora, o município entra em ação com diversas políticas de proteção animal. Após avaliação clínica, os gatos serão encaminhados para feirinhas de adoção presenciais ou online (por meio do Instagram @bemestaranimalmaringa).
"Dona Dalva foi um anjo ao cuidar desses animais e agora precisamos sensibilizar outras pessoas para que, assim como ela, possam dar amor e carinho para eles", afirma Marco Antônio. Além da importância da castração, o secretário afirma que o caso também mostra a importância da posse responsável.

Um caso semelhante foi atendido pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal há menos de um mês. Em maio, as equipes realizaram o resgate e castração de 17 gatos de uma única casa no Parque Itaipu. A tutora havia morrido recentemente e a filha dela e os vizinhos também solicitaram apoio da secretaria.

A Prefeitura de Maringá tem, desde 2017, um projeto de castração gratuita. O serviço pode ser solicitado por meio do aplicativo Petis. A ferramenta pode ser baixada de forma gratuita nas lojas de app para iOs e Android. Confira aqui o passo a passo e veja como solicitar o pedido de castração no aplicativo. Até o momento, quase 28 mil castrações já foram realizadas.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM