TECNOLOGIA

Senadores pedem padrão único para carregadores nos EUA


Shutterstock

Senadores dos Estados Unidos enviaram uma carta aberta a sua secretária de Comércio para que o país passe a utilizar um padrão único para carregadores de dispositivos eletrônicos. Algumas das justificativas utilizadas foram os custos e aumento no lixo eletrônico, além da frustração do consumidor.

Recentemente, a União Europeia entrou em acordo para que as fabricantes de aparelhos eletrônicos da região utilizem um carregador padrão. O USB-C será implementado de maneira geral até 2024 na UE. Nesse contexto, Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Ed Markey, os três senadores estadunidenses responsáveis pela carta aberta, pedem que o exemplo seja seguido.

Eles reforçam que "esta política tem o potencial de reduzir significativamente o lixo eletrônico e ajudar os consumidores que estão cansados de vasculhar gavetas cheias de carregadores emaranhados para encontrar um compatível ou comprar um novo". A carta cita que os carregadores sozinhos respondem por cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico por ano na União Europeia.

O USB-C se tornou bastante utilizado entre as fabricantes de dispositivos eletrônicos pelo mundo, mas ainda existem produtos que ostentam padrões mais antigos ou tecnologias próprias. Um dos exemplos mais comuns são os iPhones da Apple, que ainda utilizam a porta Lightning proprietária da empresa para carregamento.

Apesar disso, a empresa já está trabalhando com dispositivos e carregadores USB-C, e os rumores indicam que smartphones "da maçã" com o padrão devem chegar ao mercado no próximo ano.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






TECNOLOGIA  |   01/07/2022 09h43


TECNOLOGIA  |   29/06/2022 23h43