REGIÃO

Museu Oscar Niemeyer promove exposição da coleção Poty Lazzarotto


Foto: Lucas Pontes/MON

Será inaugurada no dia 15 de julho (sexta-feira), no espaço da Torre do Olho do Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição inédita de obras do artista Poty Lazzarotto (1924 - 1998): "Poty, entre dois mundos".

A mostra é um recorte da maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil obras, incorporadas oficialmente ao acervo do MON no último dia 29 de março, dia do aniversário de Curitiba e data de nascimento de Poty. A curadoria da exposição é de Maria José Justino e a assistência de curadoria é de Juliane Fuganti.

A doação, feita pelo irmão de Poty, João Lazzarotto, deu ao acervo do Museu mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas.

A mostra, que reúne aproximadamente 150 obras, foi dividida em dois eixos, voltados ao sagrado e ao profano, que ocupam duas salas.

Na Sala 1, a curadoria apresenta uma visão geral da doação, voltando-se para os trabalhos com a temática do sagrado em uma diversidade de técnicas: desenho, gravura ponta-seca, água-forte, água-tinta, litografia, xilogravura, escultura e mural. Nessa sala, muitas das obras já são conhecidas do público, seja por exposições, seja pelas publicações, em especial "São Francisco", por ele desenhado, talhado e gravado inúmeras vezes. A Sala 2 reúne uma coleção de desenhos.

Serviço:

Data: a partir do dia 15 de julho, sexta-feira

Local: Torre do Olho - Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba - Paraná




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM