TECNOLOGIA

Qualidade da internet banda larga melhora em 2022 no Brasil


Unsplash

Depois de registrar recordes de insatisfação com a qualidade da internet fixa nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, o Brasil está apresentando um cenário melhor no ano atual. Segundo o "Panorama nacional de qualidade da internet em 2022" divulgado recentemente pela plataforma Minha Conexão, mais da metade dos estados brasileiros contam atualmente com internet de qualidade satisfatória.

Isso significa que esses locais oferecem banda larga capaz de fornecer navegação diária, jogos online e vídeos em alta qualidade. Conforme o porta-voz do site Alexandre Martins, os cálculos "tiveram como base as velocidades e latência da conexão dos usuários para gerar notas que refletissem a experiência online real dos brasileiros".

Alta qualidade de vídeos

Fonte: Minha Conexão/Divulgação.
Fonte: Minha Conexão

A partir dos 9,2 milhões de testes de qualidade feitos pelos usuários no Brasil nos últimos seis meses, os dados sobre a velocidade da internet para o consumo de vídeos surpreenderam:

77,4% das conexões mostraram suportar conteúdos em resolução 4k;
10% dariam conta de materiais em 1080 pixels;
e 12,59% apresentaram velocidades restritas a 360 ou 720p, um fenômeno que se repete em cada região do Brasil.
No nível estadual, a diferença da velocidade de conexão entre cada estado não é grande.

Qualidade da internet

Fonte: Minha Conexão/Divulgação.
Fonte: Minha Conexão

A conclusão do panorama analítico foi de que, atualmente, "uma grande parcela dos brasileiros navega pela internet sem preocupação".

Os testes realizados recentemente indicaram que 84,9% das velocidades de download analisadas podem ser classificadas como "boas" em todas as regiões do país.

Internet para jogos online

Fonte: Minha Conexão/Divulgação.
Fonte: Minha Conexão

Já no quesito velocidade de internet para jogos, o Minha Conexão considerou o ping (latência) detectado nos testes. Esse número representa o tempo de resposta do dispositivo durante o envio de um pacote de dados ao servidor. Ou seja, quanto mais alto o ping, melhor a experiência na jogatina online.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |   16/08/2022 19h18





TECNOLOGIA  |   16/08/2022 15h17


TECNOLOGIA  |   16/08/2022 07h11