DIVERSÃO

Viradouro é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro
Escola conquistou segundo título no Grupo Especial com o enredo sobre as Ganhadeiras, mulheres guerreiras e descendentes de escravas





A escola de samba Unidos do Viradouro é a campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro de 2020. Este é o segundo título da agremiação, que foi a segunda a entrar no sambódromo na madrugada de domingo (23) para segunda-feira (24). O samba-enredo da vencedora foi "Viradouro de alma lavada".

O tema escolhido pela escola e assinado pelos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira exaltou as Ganhadeiras, mulheres de fibra e descendentes de escravas que lutaram para construir o Brasil.

Desde o início da apuração lutando pelas primeiras posições, a Viradouro deixou a Grande Rio, uma das principais concorrentes escapar no quesito Comissão de Frente, terceiro a ser lido pelos jurados. No entanto, na reta final, em Evolução, penúltima nota, a escola assumiu a liderança e não saiu mais de lá. 

Além da Viradouro, Grande Rio (2ª colocada), Mocidade Independente de Padre Miguel (3ª), Beija-Flor de Nilópolis (4ª), Salgueiro (5ª) e Mangueira (6ª) se apresentam no desfile das campeãs no próximo sábado (28). 

Na última e penúltima colocação, as escolas União da Ilha do Governador e Estácio de Sá foram rebaixadas para a Série A, o equivalente à segunda divisão ou Grupo de Acesso do carnaval carioca.

Sobre a apuração

As escolas acompanharam a apuração na Praça da Apoteose, na tarde de hoje (26). A ordem dos quesitos lidos foi: Fantasia, Samba-Enredo, Comissão de Frente, Enredo, Alegorias e Adereços, Bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e, por fim, Harmonia.

As avaliações, decimais e de 9.0 a 10, foram feitas por cinco jurados em cada quesito, tendo sido descartadas as maiores e menores notas, enquanto o critério de desempate escolhido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) foi Harmonia, e o segundo Evolução

Desde o início entre as primeiras, Viradouro, Grande Rio e Beija-Flor seguirem firmes na liderança até o quesito Enredo, em que a escola de Caxias  se isolou. 

Em Bateria, quando havia se aproximado da Grande Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel, tradicionalmente reconhecida neste quesito, perdeu pontos e não conseguiu alcançar a então líder.

Já na penúltima categoria avaliada, Evolução, a Grande Rio não conseguiu qualquer nota 10 e perdeu o primeiro lugar para a Viradouro, que acabou conquistando o título. 


Classificação

1º Viradouro 269,6
2º Grande Rio 269,6
3º Mocidade 269,4
4º Beija-Flor 269,4
5º Salgueiro 269
6º Mangueira 268,9
7º Portela 268,8
8º Vila Isabel 268,6
9º Unidos da Tijuca 267,6
10º São Clemente 267
11º Paraíso do Tuiuti 266,2
12º Estácio de Sá 264,7
13º União da Ilha 264,2



Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM