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SSPM amplia atendimento para comunidade e prepara novidades



A Secretaria de Segurança Pública de Maringá (SSPM) aumentou atendimentos para comunidade e terá novidades em breve na Guarda Municipal (GM). Houve registro de 150% a mais nos atendimentos entre maio e junho desse ano. Foram 1.045 em junho contra 417 em maio. “Reforçamos nossa condição de força ativa e cada vez mais qualificada de apoio às forças de segurança, posicionando-se como referência importante na tranquilidade do cidadão. Evoluímos todos os dias em protocolos, estratégias e qualificação", explica secretário de Segurança Pública, Clodoaldo Rossi. 

Também houve mais registros de denúncias no telefone 153. No primeiro semestre do ano passado foram 15.732 denúncias, num total de 32,3 mil denúncias no ano. Já nos seis primeiros meses de 2020 foram 22.780 denúncias. Aumento de 44% de um período para outro. 

Um exemplo está nos casos de perturbação do sossego. Durante todo 2019 foram 590 atendimentos, enquanto em 2020 - em menos de sete meses - já foram 494 atendimentos. Outra ocorrência relevante foi sobre dano ao patrimônio. Em maio passado foram 39 atendimentos e no mês passado quase quadruplicou, com 147 casos atendidos. Aumento de 277%. 

Também há dados sobre violência doméstica, apoio para outros órgãos, operações de fiscalização, entre outros. Além de casos flagrantes. Como duas ocorrências nos últimos dias. Na última sexta-feira, 3, um ladrão foi preso pela GM em flagrante furtando fiação elétrica de uma escola municipal. E ontem um carro furtado foi recuperado pela GM. 

SSPM se organizou internamente para trabalhar com crescimento da demanda. GM também terá novidades em breve. Há novos treinamentos agendados e também a instalação de câmeras de segurança em diferentes pontos da cidade. O que facilitará o trabalho de prevenção e solução de crimes. Câmeras são parte de sistema sobre reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. "Fizemos uma restruturação na sede da Guarda Municipal e tivemos focos em casos de pertubação do sossego e nas situações sobre decretos municipais em prevenção ao coronavirus", comenta comandante, Adriano Almeida de Souza.


DADOS

• 32.359 denúncias em 2019
• 44% no aumento de denúncias
• 277% a mais de atendimento sobre dano ao patrimônio
• perturbação do sossego:
- 590 atendimentos em 2019
- 494 atendimentos em seis meses de 2020




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