MARINGÁ

Maringá volta a ficar em primeiro lugar entre as 100 maiores cidades do Brasil
A avaliação 2021 do DGM colocou o município de volta na liderança




Foto: Pedro Coelho

Após cair pra 2ª colocação no estudo "Desafios da Gestão Municipal" (DGM) do ano anterior, a cidade-canção recuperou sua coroa; tornou-se novamente a melhor no ranking das "100 maiores cidades do Brasil". A pesquisa realizada anualmente pela Macroplan em parceria com a revista Exame, busca avaliar a qualidade de vida nos principais municípios do país, julgando como prioridade a eficiência dos serviços essenciais: Saúde, Educação, Segurança, e Saneamento Básico; critério na qual Maringá foi destaque na avaliação 2021.
 
Em 2020, a cidade perdeu a liderança do ranking de 0 a 1 (pior a melhor) para Piracicaba/SP, que ficou com 0,757 pontos; empatou com São José do Rio Preto/SP, com 0,739 pontos. Alguns fatores que atrapalharam sua coloção anterior foram: Os números do Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), com deficit no Ensino Fundamental II; a coleta de resíduos domiciliares, no que diz respeito ao alcance da coleta de lixo urbano; e, por ultimo, a taxa de óbitos no trânsito. Este ano, a antiga líder caiu para a 4ª colocação, enquanto Maringá, Jundiaí/SP, e São José do Rio Preto/SP dominam o pódio.

Embora Maringá tenha retornado ao topo com bons resultados nos quesitos Educação e Segurança, ainda há alguns problemas que continuam evidentes. No índice de Segurança, houve a uma queda preocupante no ranking este ano, da 35ª para a 42ª posição; parte se deve ao número de crimes passionais no município, mas a segurança no trânsito é algo que precisa estar em alerta, com destaque para o crescente número de acidentes fatais. Mesmo com a pandemia, outros concorrentes da lista estarão dando o máximo para crescer nas próximas avaliações; a cidade-canção precisará se esforçar muito caso queira preservar esse título consigo.

O resultado na integra do DGM 2021 está no link: www.desafiosdosmunicipios.com.br





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   19/04/2021 14h00





MARINGÁ  |   19/04/2021 08h19