MARINGÁ

Farmácias municipais de saúde vão distribuir canetas para aplicação de insulinas



As farmácias municipais de saúde vão começar a distribuir canetas para aplicação de insulinas a partir de 22 de fevereiro. As canetas foram entregues pela 15º Regional de Saúde e serão enviadas para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 ou 2 na faixa etária menor ou igual a 16 anos e também os com mais de 60 anos, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

Os profissionais de saúde iniciaram nesta semana o treinamento para o manuseio das canetas. Para a  gerente de Assistência Farmacêutica, Larissa de Souza Zanolli, as canetas de insulina têm como serventia  a praticidade no manuseio e transporte em relação à seringa. “São agulhas mais finas e possuem melhor precisão na dosagem, reduzindo a chance de complicações causadas pela falta de controle do nível de glicose no sangue”, diz.

Para retirada do dispositivo, os pacientes que se delimitam nos métodos de inserção devem procurar a farmácia de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) com a prescrição médica e cartão SUS. Aproximadamente 2.500 pessoas serão favorecidas com as canetas insulinas, desde os com até 16 anos e maiores de 60.

O fluxo para distribuição das canetas de insulinas e das agulhas é o mesmo já definido para os frascos de 10 ml. A entrega acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com o serviço de farmácia.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   16/04/2021 18h35





MARINGÁ  |   16/04/2021 08h14


MARINGÁ  |   16/04/2021 08h12