MARINGÁ

Aulas voltam dia 18 na rede municipal com protocolos de prevenção



As aulas na rede municipal de ensino voltam nesta quinta, 18 de fevereiro, para os alunos da Escolas Municipais (1º ao 5º ano) e aos alunos do infantil (4 e 5) dos Centros de Educação Infantil (CMEIs). Os alunos do infantil (2 e 3) retornam no dia 1° de março e infantil (0 e 1) dia 15 de março. “Preparamos as unidades para a volta aula com segurança”, disse a secretária de Educação, Tania Periotto. 
 
As unidades já foram preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos. O plano segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). Já foram investidos R$345 mil em produtos e materiais de proteção para o controle da Covid-19. 

O ensino será no sistema híbrido e com revezamento. As crianças serão divididas em grupos que intercalarão a presença na escola: enquanto um grupo vai à escola, o outro fica em casa, e vice-versa. As aulas serão em meio período. Inicialmente, não haverá aulas em período integral. As aulas presenciais serão opcionais e os estudantes farão atividades extraclasse em casa. Os responsáveis pelas crianças preencheram um termo sinalizando o formato escolhido.

As escolas privadas, onde a Secretaria de Educação tem vagas compradas, seguirão o plano de contingência elaborado pela própria instituição e aprovada pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá. Os protocolos seguem as medidas de prevenção das secretarias estaduais de Saúde e Educação. Equipes da Secretaria de Educação de Maringá vão vistoriar se as normas são seguidas pelas unidades instituições.

Principais medidas do Plano da Contingência:
-Aferição de temperatura na entrada
*Caso um aluno apresente temperatura maior que 37,8º C, será encaminhada à sala de isolamento para que sejam realizadas as orientações e entrarão em contato com os pais ou responsáveis para buscarem atendimento médico. 
-Totens e dispensers com álcool em gel em todas unidades de ensino
-Bebedouros serão desativados. Os alunos deverão utilizar garrafinhas individuais
- Manter janelas e portas abertas para ventilar os espaços. O uso do ar-condicionado e ventilador deve ser evitado
- Sentido único nos corredores para coordenar os fluxos de entrada; circulação e saída de alunos e servidores, respeitando o distanciamento mínimo entre pessoas
- Marcação com fitas adesivas no piso das salas, indicando posicionamento de mesas e cadeiras.
- Marcação com fitas adesivas nos banheiros para manter distanciamento social
-  Marcação com fitas adesivas nos bancos dos refeitórios indicando onde os alunos não podem sentar para manter o distanciamento social
-Higienização das salas de aulas nos intervalos
- Uso de equipamentos de segurança dos servidores
Manutenção
Equipes da Secretaria de Limpeza Urbana fazem a manutenção das unidades escolares com serviços de roçada, jardinagem e dedetização para a volta às aulas.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   16/04/2021 18h35





MARINGÁ  |   16/04/2021 08h14


MARINGÁ  |   16/04/2021 08h12