MARINGÁ

UEM participa de estudo internacional de medicamento contra a Covid-19
A pesquisa da multinacional GSK tem a colaboração de especialistas e voluntários em Maringá




Foto: Divulgação/UEM

Um estudo internacional de um medicamento voltado ao combate da Covid-19 está sendo realizado em parceria com o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM); testes de eficácia e segurança do fármaco em pacientes com sintomas leves e moderados serão executados pelo Núcleo de Pesquisas Clínicas. A coordenadora do setor, Sandra Bin Silva, explica que a Covid-19 continuará existindo, apesar das campanhas vacinação ao redor do mundo; desenvolver medicamentos para tratar os infectados e evitar complicações ainda é fundamental.

O protótipo da multinacional farmacêutica britânica GSK, batizado de VIR-7831, está em fase experimental; na teoria, um anticorpo direcionado a combater o SARS-CoV-2, responsável pela Covid, melhora a eficiência do sistema imunológico em combater a doença, reduzindo a severidade dos sintomas. O hospital vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a única instalação do Paraná a participar do estudo.

"Faz 10 anos que o Núcleo de Pesquisas Clínicas desenvolve estudos que fortalecem o SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento da população brasileira. A UEM e o HU estão na vanguarda da pesquisa há bastante tempo e isso é fundamental para buscar soluções no momento que vivemos”, declarou a especialista. Desde o início da pandemia, o núcleo do hospital pesquisa diferentes tipos de tratamento para a Covid-19; sete estudos estão em andamento até agora.

Apesar na notícia animadora para os que aguardam uma solução para a crise, a participação de voluntários para testar a confiabilidade do medicamento será essencial. Quem estiver disposto a participar da seleção precisa se enquadrar nos requisitos de um dos dois grupos:

GRUPO 1: Ter 18 anos ou mais e apresentar algum dos fatores de risco, como diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica, entre outros.
GRUPO 2: Ter 55 anos ou mais, independente dos fatores de risco, e ter diagnóstico positivo para contaminação e sintomas da Covid-19.

Oito a dez pacientes serão selecionados, a avaliação irá durar 24 semanas; interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Pesquisa Clínica do HUM pelo telefone (44) 3011-9210, das 8h às 12h.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   03/03/2021 06h48





MARINGÁ  |   02/03/2021 08h09


MARINGÁ  |   02/03/2021 08h00