MARINGÁ

PUCPR deixa atividades físicas em Maringá em agosto



O campus Maringá da Pontifícia Universidade Católica do Paraná encerrará suas atividades físicas na cidade em agosto; a partir deste mês, as atividades serão online. Funcionários serão recolocados e haverá aulas presenciais em Londrina para alunos de Direito. A PUCPR chegou à cidade em 2004.

Um vídeo na página da instituição o vice-reitor Vidal Martins explica os motivos, que têm a ver com as mudanças provocadas no ensino pela pandemia.

A assessoria da PUCPR, após a publicação, divulgou o seguinte release, sob o título “Câmpus Maringá investe em cursos de ensino à distância”:

É fato que a pandemia trouxe um novo olhar sobre a educação, o Ensino à Distância (EaD), que já vinha em uma curva crescente aumentou ainda mais em 2020. Muitos acreditavam que o ensino remoto era uma opção menos eficiente do que o estudo presencial. Mas, aos poucos, os brasileiros perceberam as vantagens do EaD.
Os números da Pontifícia Universidade Católica Online mostram que o Ensino à Distância já é uma realidade no Brasil. Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020 as matrículas para cursos online cresceram 176%. Já os cursos híbridos aumentaram 244% no mesmo período.

Atenta à essa demanda crescente, a PUCPR decidiu investir no Ensino à Distância e tornar o Campus Maringá um centro de EaD na região. A PUCPR vai intensificar a oferta de ensino na modalidade online em Maringá, concentrando o presencial em Curitiba, Londrina e Toledo. A instituição continuará na cidade com a oferta de cursos de graduação online, como já acontece em Guarapuava, Cascavel e Ponta Grossa.

A partir do segundo semestre de 2021 os estudantes do Câmpus Maringá terão a oportunidade de fazer as aulas 100% online. Mas, os que optarem pelo curso presencial serão transferidos para o Câmpus de Londrina. O deslocamento será oferecido pela PUCPR para que os estudantes tenham total comodidade.
A PUCPR se compromete a manter a qualidade do ensino, com uma equipe qualificada de professores. A instituição continuará buscando a excelência, sempre preocupada com inovação, modernização e sustentabilidade.

Atualmente, o Câmpus de Maringá oferece as seguintes graduações: Administração, Bacharelado em Negócios, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Criminologia com Ênfase em Segurança Pública, Desenvolvimento de Sistemas e Empreendedorismo, Direito, Educação Física, Filosofia, Física, Letras(Português-Inglês), Marketing 4.0, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Química e Sistemas de Informação. Os cursos têm duração entre três e cinco anos. Entre eles diversos já são 100% remoto, outros completamente presencial e alguns híbridos.

Já para quem prefere os cursos voltados para tecnólogos, o Câmpus de Maringá tem as seguintes opções: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Gestão Comercial, Gestão de Marketing e Mídia Sociais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística e Processos Gerais. Todos eles hoje já funcionam na modalidade EAD.
O capital humano também é uma grande preocupação da PUCPR, e por isso não medirá esforços para alocar o maior número de colaboradores no Câmpus Londrina ou nos cursos de graduação online.

Futuro, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são a base de um ambiente que integra a evolução da ciência, do conhecimento e da tecnologia. Investir em educação é investir no futuro. Aumentar a oferta dos cursos de EAD é oferecer novas oportunidades para a população de Maringá e região para que tenham um futuro profissional promissor. Com essa decisão, a Universidade mostra como aliar a forte tradição e a conexão ao mundo contemporâneo e suas transformações.

Em 2004, quando a PUCPR inaugurou o Câmpus Maringá o objetivo era ser mais que do que uma instituição de ensino superior. A Universidade tinha o propósito de ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas. E é com esse mesmo propósito que o Câmpus Maringá se tornará um pólo EAD.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   16/04/2021 18h35





MARINGÁ  |   16/04/2021 08h14


MARINGÁ  |   16/04/2021 08h12