DIVERSÃO

PS5 e os problemas com o armazenamento de jogos
Atualização permite salvar jogos do PS5 em SSDs e HDs externos, um mero paliativo para seus sérios problemas de armazenamento

Fato: a atual geração de consoles possui sérios problemas de armazenamento interno, mas o PS5 se sobressai negativamente em relação ao Xbox Series X|S. Desde que a instalação de jogos, mesmo físicos, se tornou mandatória no PS4 e Xbox One, jogadores têm feito de tudo para economizar gigabytes para incluir mais games, e apelaram para soluções como armazenamento externo.

Nesta geração, Microsoft e Sony adotaram o SSD como mídia padrão para o funcionamento de jogos, e isso trouxe uma série de problemas para ambas as plataformas. Só que o PS5 possui alguns caveats a mais por design.

Espaço de menos, jogos grandes demais

Quando os novos consoles foram anunciados, veio a notícia de que os jogos da atual geração só rodariam ou nos SSDs internos, ou nas unidades de expansão compatíveis com os sistemas. A Microsoft introduziu o Cartão de Expansão de Armazenamento Seagate para Xbox Series X|S (sim, esse é o nome oficial), um SSD proprietário produzido em parceria com a Seagate, que adiciona mais 1 TB ao Xbox Series X (1 TB de espaço padrão) e Series S (500 GB), ao custo de salgados R$ 2.399 no preço oficial.

A Sony possui uma solução similar, mas adotou uma porta M.2 para o uso de SSDs NVMe, que tem muitas chances de suportar apenas os Gen.4, os mais recentes e caros. Uma unidade de 1 TB, para equiparar com o cartão do Xbox Series X|S, custa também em torno de R$ 2,4 mil.

Os problemas começam no fato de que a Sony ainda não liberou a porta. Diferente da Microsoft, a companhia japonesa lançou o PS5 com o slot M.2 desativado via firmware, e afirma que a funcionalidade deverá ser introduzida ainda em 2021, provavelmente no segundo semestre.[Slot M.2 para SSDs NVMe do PS5, ainda inativo]
Slot M.2 para SSDs NVMe do PS5, ainda inativo
Foto: Reprodução/Sony / Meio BitEspecialistas acreditam que o movimento se deu para que a empresa possa ter tempo de homologar unidades compatíveis de OEMs parceiras, que serão vendidas com um selo "Pronto para o PS5", como a Apple faz com os produtos MFi (Made for iPhone/iPad/iPod), o que se refletiria em royalties para a Sony.

Excluindo jogos do PS4, que podem ser executados de uma unidade externa, o jogador precisa por enquanto se virar com o armazenamento interno, oficialmente chips integrados com um total de 825 GB. O novo problema, no entanto, está no fato de que o sistema operacional do PS5 consome uma boa porção do SSD, deixando apenas 667 GB livres.PUBLICIDADEA atualização mais recente do PS5 permite que jogos do sistema possam ser salvos externamente, mas tão somente. Para jogar, será preciso copiá-los de volta para o armazenamento interno, ou para o SSD NVMe, quando este estiver disponível.

O mesmo ocorre no Xbox Series X|S, o jogador pode transferir e jogar títulos do Xbox, Xbox 360 e Xbox One em unidades externas, mas os da atual geração só rodam no SSD interno ou na unidade proprietária. Tanto lá quanto cá, o jogador perderá a vantagem de tempos de carregamento menores providos pelo armazenamento padrão ou expandido.

Aqui entra outro agravante: os jogos da atual geração ficaram ainda maiores do que os da anterior. Jogos em geral pesavam em torno de 50 GB, mas com o tempo foram ficando cada vez mais famintos por espaço, sejam com atualizações, DLCs e novos conteúdos gratuitos, ou com projetos ou ambiciosos demais, ou simplesmente mal programados.

O símbolo desse desleixo com otimização de código vem da franquia Call of Duty, que ano após ano ocupa cada vez mais espaço interno. Black Ops - Cold War, o mais recente, ocupa absurdos 200 GB nos consoles da atual geração em uma instalação completa, incluindo Warzone e os DLCs.

O armazenamento "Outros" do PS5

Por um lado, o problema de gerenciamento de espaço em consoles é geral, dada a exigência de um SSD interno ou expansão compatível, mas por outro, o PS5 se complica por ainda não ter o slot M.2 habilitado, ainda que a opção de expansão será tão ou mais cara que a unidade proprietária do Xbox Series X|S.

O enorme problema do console da Sony reside na forma com que o console gerencia o espaço interno. Por usar um SSD ao invés de um HD, o sistema operacional precisa alocar parte do armazenamento a "dados de sistema necessários para que jogos e apps funcionem corretamente".

Essa é a descrição oficial que a Sony fornece para o armazenamento "Outros", mas seu funcionamento é um mistério que a empresa não se dignou a explicar até agora. E diferente do Ruby, ele escala. MUITO.[160 GB de espaço ocupado pelo "Outros", em um SSD de 667 GB disponíveis]
160 GB de espaço ocupado pelo "Outros", em um SSD de 667 GB disponíveis
Foto: Reprodução/Sony / Meio BitNo meu caso particular, eu tenho 6 jogos instalados, sendo 5 do PS5 (Fortnite, Mortal Kombat 11, Control, Marvel's Spider-Man Remastered e o open beta de Final Fantasy XIV) e apenas um de PS4 (Genshin Impact). Na parte de apps, apenas YouTube, Twitch (para fins de streaming de jogos) e Crunchyroll (que a TV não possui).

Todos os jogos e apps respondem por 260,5 GB do espaço interno, mas há os 159,9 GB ocupados pelo "Outros". Esses dados não são descritos, não podem ser movidos ou apagados, e seu tamanho flutua conforme o que você tiver instalado no sistema. O problema é que seu funcionamento é completamente aleatório, e varia até mesmo de um console para outro.PUBLICIDADEO site Kotaku fez uma série de experimentos com o "Outros", e constatou que além de aumentar de tamanho com a inclusão de jogos e diminuir ao apagá-los, o que é esperado, ele também apresenta um comportamento de aumentar após a remoção, ou diminuir após uma instalação. Em um caso bizarro, ele continuou a ocupar 76 GB mesmo após a restauração de fábrica, que apaga todos os jogos e apps e retorna o PS5 à condição inicial, ao tirá-lo da caixa.

No meu caso, eu vi o armazenamento "Outros" do PS5 inflar até 176 GB e recuar muito pouco após remover jogos do PS4, que ao que tudo indica, são os principais responsáveis pelo seu tamanho. Acredita-se que o PS5 cria uma espécie de memória virtual para rodar os recursos de retrocompatibilidade, que não são completamente apagados por nenhum tipo de intervenção do usuário, mesmo uma restauração.

Até o momento, a Sony não deu nenhuma explicação de como o "Outros" funciona, nem forneceu meios concretos de reduzir seu tamanho de forma efetiva, visto que todos os métodos criados por usuários podem funcionar para uns e não para outros.

Vale lembrar que embora o Xbox Series X tenha um SSD interno de 1 TB, ele disponibiliza apenas 802 GB para o usuário. No Series S, os números são respectivamente 500 GB e 364 GB, no entanto, ambos consoles não parecem sofrer de um problema similar ao "Outros" do PS5. Ao menos, não visivelmente.[O jogador terá que escolher bem o que instalar no PS5]
O jogador terá que escolher bem o que instalar no PS5

O "Outros" é um problema de armazenamento do PS5 que até o momento não tem solução, e a Sony não demonstrou interesse em resolvê-lo, ou mesmo explicar o que acontece, até o momento. Já o slot M.2 deverá ser ativado em breve, permitindo que o usuário possa comprar uma unidade NVMe compatível para instalar mais jogos. O problema, assim como no Xbox Series X|S, deverá ser o preço, ainda mais em tempos de escassez de semicondutores e componentes.

Já sobre os jogos cada vez maiores, seria interessante ver maior dedicação por parte das desenvolvedoras de jogos AAA em otimizar o código de seus títulos, pois nada, nem uma mudança de geração, justifica um único jogo ocupar mais de 200 GB.

Enquanto isso não acontece, o jogador terá que pensar muito bem sobre o que instalar em seu console da atual geração, principalmente quem optou pelo PS5, e praticar a rotatividade de games, seja removendo-os e baixando-os novamente, ou transferi-los para SSDs e HDs externos, o que impede o jogador de curtir os títulos mais recentes.

 


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