POLÍTICA

Kajuru diz que impeachment de Bolsonaro pode acontecer se CPI for séria

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) disse nesta quarta-feira (14), em entrevista ao UOL, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) corre risco de impeachment se a CPI da Covid-19 for “séria e independente”.

Segundo o senador, Bolsonaro “cometeu vários erros”, agiu com “desrespeito à imprensa” e poderá ser responsabilizado por parte das mais de 360 mil mortes no país por conta da Covid-19.

Kajuru divulgou uma conversa recente com Bolsonaro em que o presidente pressiona para que congressistas peçam o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), com o intuito de dificultar o andamento da CPI da Covid, que foi instalada no Senado a pedido do ministro Luís Roberto Barroso.

Ao UOL, Kajuru contou que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deve ir à CPI contar sobre uma reunião em que o presidente da farmacêutica Pfizer teria agendada no ministério, mas na qual ele teria levado um “chá de cadeira” por horas em Brasília e ido embora com o encontro cancelado sem explicações.

“Mandeta [que foi demitido por Bolsonaro no ano passado devido a divergências de pensamento] vai na CPI e vai contar esse fato. Quando Mandetta disser isso, será motivo para investigação profunda desse caso. Você [Bolsonaro] teve a chance de comprar a vacina, mas não comprou. Isso provocou mortes. Mesmo que tenha sido o ministro que não quis receber [à época a pasta era chefiada pelo general Eduardo Pazuello], a culpa é do presidente”, disse Kajuru.

Na mesma entrevista, Kajuru conta que além dos erros em relação à aquisição de vacinas contra a Covid-19, Bolsonaro também falhou em condutas equivocadas durante a pandemia.

“Basta relembrar declarações feitas, entre elas a que não compraria vacina na China, que era gripezinha, que não tomaria vacina para não virar jacaré, filho dizendo para enfiar máscara naquele lugar. Ele não respeitou a ciência. Foi uma tragédia anunciada”, disse o senador. Em outro trecho, ele diz que se a CPI da Covid for séria e independente o impeachment pode acontecer.

“A CPI da Covid-19, sendo séria e independente, isso [o impeachment] pode acontecer. Erro, ele cometeu vários”, disse o senador.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   12/05/2021 04h10


POLÍTICA  |   08/05/2021 13h40


POLÍTICA  |   07/05/2021 12h50